Make your own free website on Tripod.com

A DIVISÃO DO TRABALHO

Chamou-se de trabalho a repartição diferenciada de tarefas entre os membros de uma comunidade. O trabalho é dividido pela sociologia em : como divisão biológica, divisão territorial e divisão social do trabalho.

DIVISÃO BIOLÓGICA DO TRABALHO

Esta foi a primeira forma de divisão do trabalho. Os homens primitivos dedicavam-se à caça e as mulheres intensificavam suas funções para cuidar dos filhos, da cabana e da aldeia. Então consideravam-se as características biológicas do ser humano: a mulher servia para amamentar enquanto os homens por ter aptidões físicas adequadas, faziam trabalhos que exigiam esforço.

Com essa divisão do trabalho surgiram as primeiras formas de discriminação social. As mulheres por não se prestarem a serviços de uso da força eram consideradas menos importantes do que os homens.

Toda a divisão de trabalho pode ser horizontal ou vertical . A primeira divisão é caracterizada pela especialização nas tarefas, sem haver nenhuma discriminação. Já a divisão vertical é hierárquica, portanto, injusta.

DIVISÃO TERRITORIAL DO TRABALHO

Os seres humanos que viveram há muito tempo atrás não percebiam que havia uma diversidade de recursos naturais em todo o globo terrestre que divergia de um lugar para outro, aproveitavam todo tipo de produto da terra e nem mesmo conheciam o que só existiam em outras terras. Quando havia contatos entre povos de diferentes lugares havia tensão e/ou guerra. Havia também trocas de presentes entre estes povos e daí que iam sendo descobertos outros bens de outros lugares.

Com o passar do tempo baseado nestas trocas nasce o ato "comércio", de início através do escambo, depois com formas mais sofisticadas. Para desenvolver o comércio estabeleceu-se a divisão regional do trabalho. Um grupo produzia um bem que no seu território fosse fácil de produzir; outro grupo fazia o mesmo; então negociavam entre si produções excedentes.

O pleno desenvolvimento do comércio internacional só se deu com as civilizações. Mas, mesmo entre essas, houve aquelas que se encaminharam para a guerra, visando obterem bens escassos em seu território.

A partir do século XIhouve domínio de territórios pouco explorados economicamente por seus habitantes e que impunham que produzissem bens inexistentes.

Mesmo após a independência desses povos, tal estrutura econômica gerou o seu subdesenvolvimento.

DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO

Os fenômenos extremamente importantes para a Sociologia só passaram a existir com nitidez a partir das primeiras civilizações. O poder estatal gerou a dualidade entre governantes e governados, portanto se tratava de uma extrema desigualdade entre grupos inteiros, independentemente de suas características naturais. Gerou-se então a origem das classes sociais, sejam elas estamentos, castas ou múltiplos estratos.

O trabalho profissional iniciou-se de uma forma basicamente independente, ou seja, cada trabalhador sabia realizara tarefa inteira. Tal sistema foi alterado com o surgimento do mercantilismo.

Surge então a automação, na qual a operação é feita pela máquina. Seu estágio atual é o da robotização. O problema é que tanta modernização diminuiu a presença de seres humanos nas fábricas.