Make your own free website on Tripod.com

O Computador

Existem vários tipos de computador, você pode escolher o que mais se adapte às suas necessidades ou mesmo ao seu ambiente familiar, porque existem vários formatos para atender a várias atividades diferentes. Assim, temos os elementos básicos, tais como, o monitor, o teclado, o mouse, o drive de disquetes, chamados periféricos. E ainda existem os periféricos opcionais, que você pode usar em seu computador de acordo com as suas necessidades. Alguns deles: o Kit Multimídia (o drive de cd-rom, as caixinhas e o microfone), modem, placa de TV e rádio, etc.

 

I - Conceitos de hardware e software

Hardware é a parte física do computador, peças, encaixes, fios e chips, ou seja, o equipamento por si só: o gabinete, o monitor, o teclado, o mouse, os drives de cd-rom e disquetes, etc. Software é o programa que você usa em seu computador, como o navegador que você está usando para ler esta página (talvez o Nescape Navigator ou o Internet Explorer).

Para esclarecer as dúvidas em relação a software e a hardware faremos uma analogia (comparação): um toca-discos e um CD podem ser comparados ao hardware. A música é software.

Ao adquirir um computador ele já vem de loja com alguns software instalados, que nos permite, escrever textos, desenhar, jogar, etc. Mas nem sempre os programas ou os hardwares são os mais adequados à atividade a que você irá dispor o computador. Por exemplo: você irá aquirir um jogo, mas este jogo irá usar uma placa de som, logo, se você não a tiver você não conseguirá jogar (alguns jogos permitem que se jogue sem a placa de som, mas são muitos poucos, além de perder muito da emoção do jogo, assim, para "rodar" um software (o jogo), você precisará de um hardware (a placa de som).

SOFTWARE = PROGRAMA

Você pode trocar tanto seu hardware, por um de melhor qualidade, ou o seu software, que se adapte melhor às suas necessidades.

 

Alguns periféricos (hardware):

1. Disco Rígido

Também chamado de winchester ou hard Disk, é indispensável a qualquer computador. É onde se armazena a maioria dos dados que um usuário precisa. Caso fique cheio é possível apagar arquivos e programas para liberar espaço. Também pode ser substituído por um de maior capacidade.

 

DISQUETE 2. Drive de Disquete

O drive de disquetes permite ler, gravar e duplicar disquetes. É um dos canais para a instalação de programas. Serve como cópia de segurança ou como instrumento de troca de dados entre computadores. Existem os de 3 1/2 polegadas, os mais usados e mais modernos, e os de 5 1/4, já obsoletos e em processo de extinção.

 

MONITOR 3. Monitor

É o principal canal de comunicação entre o computador e o usuário. Quando tudo corre bem exibe os programas em execução, os dados em processamento, vídeo, animações, etc. Quando algo dá errado, exibe mensagens que dizem qual é o problema e que providência devem ser tomadas.

 

IMPRESSORA 4. Impressora

Equipamento que permite criar cópias em papel de gráficos, textos, desenhos, planilhas, etc criados no computador. Há uma extensa variedade com diferetes qualidades e velocidades de impressão.

 

MOUSE 5. Mouse

Hardware responsável por controlar o cursor (a flechinha) do Windows e de alguns programas para DOS. Hoje indispensável no ambiente Windows, mas pode ser substituído por track ball e caneta.

 

 

JOYSTICK 6. Joystick

Utilizado para controlar jogos. Todas as suas funções podem ser executadas pelo teclado.

 

 

By Glênio Symon