Make your own free website on Tripod.com
Micros Também Apresentam Riscos

Usuário de micro não estão livres da falha do ano 2000. O problema pode estar anto em sistemas obsoletos quanto no próprio hardware. No caso dos pacotes de contabilidade ou de folha de pagamento não aceitarão datas de 2000 em diante, a solução é atualizar o sistema com uma versão mais recente. Se a falha estiver no hardware, é preciso utilizar um programa corretivo auxiliar ou, em alguns casos, trocar o chip que contém o Bios.

O culpado pela falha de hardware, se houver, é uma imperfeição no projeto do PC armazena o ano no formato de dois dígitos (o DOS e outros sistemas operacionais usam quatro dígitos). Se o PC estiver ligado durante o réveillon de 1999, o DOS mostrará a data de forma correta (01/01/2000). Contudo, o relógio interno registrará apenas 00, número que será interpretado, por Bios mais antigos, como 1900.

Para descobrir se o PC tem o não a falha do ano 2000, pode-se usar o programa Doschk, disponível no site http://www.rightime.com. Outras informações podem ser encontradas em http://www.year2000.com. Quem tem Mac não precisa se preocupar. Os micros da linha são capazes de lidar com datas até 2019.

 

Evento Especial | Enfrentar o Problema | Bug do ano 2000 | 1º de Janeiro de 2000