Make your own free website on Tripod.com

 

O Que é MP3?

MPEG Layer 3 é um formato de áudio que produz arquivos bem compactos sacrificando apenas muito pouco da qualidade, o que ainda lhe deixa com qualidade de CD - a tecnologia MP3 elimina apenas os ruídos imperceptíveis ao ouvido humano. É como o barulho de uma camiseta na pele de um soldado que usa uma meTRalhadora: é indiferente ouví-lo, pois o que importa é o da meTRalhadora. O MP3 é capaz de embutir em um único CD, em formato digital, o equivalente a 12 (!!!) vezes a quantidade de informações de um CD de áudio comum. Não é difícil imaginar o potencial desta ferramenta.

Além do fator pureza de som, a portabilidade faz dele um excelente recurso para multimídia, vídeo-conferência, rádio pela Internet, "audio on demand", TRansmissões por satélite, sistemas de avisos para lugares públicos (como as mensagens nos aeroportos) etc. A propósito, muitos destes projetos já são realidade.

Um dos recursos mais aTRaentes da tecnologia MP3 é a sua utilização nas linhas telefônicas ISDN (Integral Services Device Network, ou rede digital de serviços integrados) que usam links de 64 K.Elas ainda devem demorar a chegar ao Brasil, mas são bastante comuns nos países da Europa e nos Estados Unidos. ATRavés de uma linha ISDN, é possível TRansmitir som com qualidade de CD em tempo real. Para que serve isto? Imagine que você queira ouvir a faixa de um CD que já tenha saído de catálogo. Você se conecta a um Website que forneça CDs fora de catálogo, compra ou aluga aquela faixa, TRaz o arquivo em tempo real pela conexão ISDN, e curte à vontade. Mas o casamento das linhas ISDN com o padrão MP3 não fica só nisso.

Algumas rádios da Alemanha já estão usando linhas ISDN também para reTRasnmissão de sua programação em formato MP3, economizando não apenas em links de rádio, mas sobretudo em mídia digital. Muitos programas de música clássica, por exemplo, estão sendo reTRansmitidos para as suas subestações aTRavés de linhas ISDN usando formato MP3.

As TRansmissões dos repórteres de rua para suas bases nas estações de rádio, facilmente reconhecidas por aquele típico ruído de fundo, também podem acontecer com tecnologia MP3. Há muitos projetos em andamento, baseados em acordo de cooperação internacional, que prevêem o lançamento de satélites específicos para reTRansmissões de sinais digitais em MP3, facilitando, barateando e melhorando a qualidade do sinal de rádio. O consórcio mais adiantado é o da Worldspace , que planeja, que planeja lançar TRês satélites geoestacionários - AfriStar, CaribStar e AsiaStar - com bandas específicas para ler e reTRansmitir arquivos MP3.

Quem pensou nas inTRanets (redes internas corporativas cuja esTRutura funciona à imagem e semelhança da Internet) como ouTRo campo de espansão do formato MP3, a certou na mosca. Geralmente poderosas em termos de taxa de TRansmissão, as InTRanets podem comportar dezenas de links de áudio em tempo real. Com isso, ao verificar sua caixa postal, em vez de sua mensagem pelo correiro eleTRônico, o funcionário vai comportar um aviso sonoro, em tempo real, do chefe. (Dependendo do chefe, pode ser excelente.) Isto sem falar nas reuniões virtuais sonoras, rápidas, com todas as pessoas reunidas, mas cada uma na sua própria mesa.

 

MP3 = Pirataria?

Graças à sua facilidade de uso, instalação e TRansporte, o MP3 é um prato feito para o submundo da Rede. Hackers, crackers, nerds e ouTRas espécies de piratas rapidamente entenderam o potencial do formato e criaram um pool de disTRibuição gratuita de músicas, onde direito auoral é praticamente um palavrão. Há estimativas — como sempre não confiáveis — de que TRansmitem pela Internet o equivalente a cinco mil CDs de áudio por dia (uau!), sem pagar um mísero centavo de direitos autorais. Em síntese, o MP3 TRansformou a Internet numa grande feira de faixas de CD. Você enTRa, pega o que quiser e vai embora sem pagar. Sabendo procurar, você pode ter acesso a TRilhas de todos os Cds do mundo, mas elas são ilegítimas e sua simples posse pode dar cadeia. Tudo bem, lá nos Estados Unidos. Mas mesmo assim, é bom ter respeito com essas coisas.

 

Como Fazer Meus Próprios MP3?

O processo de conversão de CD de audio para MP3 começa com a cópia das músicas para o harddisk. Infelizmente nem todos os CD-Rom são capazes de fazer este procedimento. É importante que seu drive suporte leitura de dados em RAW. Um exemplo de drive de CD-Rom que não suporta esta opção é o Mitsumi. Eles partem do propósito de prevenir a cópia ilegal de musicas de áudio. Verificar se seu drive de CD-Rom tem o suporte é fácil, basta checá-lo com o software de cópia de CD-audio (chamam-se, estes programas, de Rippers). Talvez o manual que vem com o drive possa ajudá-lo na identificação.

Também verifique se os drivers do drive de CD-Rom também são compatíveis com dados RAW.

Uma opção para os drives que não suportam dados em RAW, é TRansformar a musica do CD de audio em WAV, e depois convertê-lo para MP3.

 

Do CD para WAV

Existem programas, os chamados rippers, que fazem a cópia do CD para WAV para você, muito fácil, além da sincronia perfeita com as faixas. Destaco:

CDGRAB PRO
Programa para DOS, utiliza-se aTRavés de uma linha de comando. Ex.:
CDGRABP g WAV 06


CDDA

Também para DOS. Ex.:
CDDA.EXE /T 4 /F temp.wav /O /M


WINDAC
Este é para Windows 95, sendo o de mais fácil utilização. Qualquer usuário poderá operá-lo facilmente.

 

De WAV para MP3

Para fazer a conversão de WAV para MP3 você precisará de um programa de conversão:

L3Enc
Programa também para DOS, utiliza-se aTRavés de uma linha de comando. Ex.:
L3ENC [filename.wav] [filename.mp3]

 

Onde Eu EnconTRo Arquivos MP3?

Infelizmente, ainda não existem sites de arquivos MP3 em português. Antes saiba que as músicas contidas nestes sites são um Preview do disco, você só poderá usá-las por 24 horas.

Links
Site Description
msaka.com super search Tem uma interFACE para múltiplos search engines de MP3.
MP3 World Arquivos MP3 e uma lista de links.
Andrew's MP3 Links Links para sites sobre MP3 e MP3 sobre rap, metal e techno.
Danny Elfman - Music for a darkened TheaTRe Musica de filmes e shows de TV. Incluindo Batman, Edward Scissorhands, Dick Tracy , MIB, The Nightmare Before Christmas e muitos ouTRos!
Myst O melhor site de ftp de MP3.
The_DOC MP3 Um pouco de MP3 e uma lista de links.
SpoTRings mp3 site Links para algumas músicas by the webmaster.
ToWeR's Croatian MP3 Files Croation popular music in mp3 format.
The all-in-one internet search page Links para todas(?) as search engines de MP3.
Krooklyn's Dj Mixed Dance MP3 Techno, house e Hip-hop.
Ten MP3's Dez mp3's mudadas semanalmente.
Da-Funk Música Techno Original.
1000 verified MP3's Lista de arquivos MP3, coletadas de toda a net.
Music Spot Um pouco de MP3 e links para software e ouTRos sites.
MP3 Search Chimera © InterFACE de procura de MP3 e links para ouTRos sites.
Punk Rock MP3 Songs Este site em uma música punk rock diferente a cada 2 semanas.
Leviathan's Direct Download MP3's Arquivos MP3, e links categorizados para web e sites ftp.
Snappy's Dependable Mp3 Music Links Links para sites MP3, checadas frequentemene.

Os dados desta tabela foram obtidos de Stede Bonnett no site MPEG Layer 3

 




[Pagina Inicial] [Turma] [Download] [MP3] [Para as Mulheres [Livro de Visitas]

By Webmaster



Pessoas acessaram esta página!